terça-feira, 18 de maio de 2010

Skill Powers - outra novidade do "Player's Handbook III"

Aparentemente, a tendência da Wizard é valorizar a caracterização do personagem e a interpretação. Se esta era a única crítica que o DnD recebia, parece fadada a acabar.

Uma grande vantagem desta nova edição são as várias possibilidades de caracterização do personagem. Cada um é único. Dois magos do mesmo nível, podem ser diametralmente diferentes. Isso é muito bom para o jogo, e estimula uma interpretação não-estereotipada.

Agora, na nova edição do "PHB", eles apresentam as chamadas "Skill Powers", ou numa tradução livre, Poderes de Habilidades. E o que seriam estes? Bom, em primeiro lugar, são uma forma de valorizar algo a que nunca se deu a menor atenção, que são as habilidades do seu personagem. Em dado momento, pouco importava se o seu clérigo tinha ou não um bom nível de Religião - na verdade, às vezes era possível passar uma campanha inteira sem que se soubesse da existência desta "skill" na ficha do personagem.

A nova regra introduz poderes "utilities", que poderão ser comprados alternativamente àqueles oferecidos pelas classes. Para isso, o personagem  terá que ser treinado (óbvio) na "skill" específica. Vejam o exemplo abaixo:


Este poder, "Battle Feint" (algo como "Finta de Batalha"), é um "Utility" de nível 2, associado à skill "bluff" (blefar).

Agora notem como esta habilidade, que por diversas vezes é preterida durante a criação dos personagens, oferece ao seu possuidor uma ótima opção: o personagem faz um teste contra uma CD igual ao "passive insight" do oponente. Se for bem sucedido, um aliado adjacente à ele (personagem) ganha vantagem em combate contra o alvo no próximo ataque, até o final do seu (personagem) próximo turno.

Isto é muito interessante! Parece que enfim teremos que perder um pouco mais de tempo elaborando o background dos chars, esclarecendo o treinamento que eles tiveram nas skills que mais interessam. Até porque, vale lembrar, a regra também trouxe prestígio a este histórico do personagem no PHB II, quando concedeu diversos bônus decorrentes das origens do char exatamente nas skills!

No nosso caso, como nosso grupo está autorizado a pleitear mais do que os bônus que o livro prevê, vale a pena ser bem atencioso nesta elaboração. Agora pode ser a diferença entre ter um poder eficiente ou não.


(os Skill Powers são apresentados à partir da pág. 164 do "Player's Handbook III". O livro pode ser baixado através do link da nossa conta no 4Shared, postado no nosso grupo).

2 comentários:

Anônimo disse...

Muitas vezes é muito mais interessante um Skill Power do que um Utility. Existem níveis em que os PCs não possuem boas opções para escolha. Cabendo ao skill Power dar-nos uma 2ª opção.
Ass: Damodaran

Duda disse...

Tem uma que é perfeita para mim, skill power de insight, vou pegar ela na troca de skill do nv 7, com certeza.

Powered By Blogger