quarta-feira, 9 de junho de 2010

Combate Brutal - Regras alternativas para dinamizar o combate em D&D 4th

Não é raro os DMs enfrentarem a dificuldade de ter que compor aventuras que sejam sólidas em seu enredo, e ao mesmo tempo com combates emocionantes e desafiadores. Muitas vezes acaba-se sacrificando um encontro menor, para se ganhar tempo e manter a coesão da aventura.

Se lembra de alguma aventura que você tenha jogado, que ao final pensou: "Puxa...mas os guardiões do tesouro eram só estes???" ou "Eu teria colocado mais inimigos para sequestrar a princesa?".

Esse é um dilema dos narradores. Sendo assim, algumas soluções foram pensadas para acelerar os combates, sem tirar deles a emoção e a necessidade de desafio. A que nós vamos utilizar na nossa campanha é a seguinte:

- Monstros possuem 50% dos pontos de vida publicados;
- Monstros causam 100% à mais de dano;

Existem outras trilhas que poderíamos seguir. A maioria delas já vem sendo testada por grupos no mundo inteiro, então, temos que dar créditos ao que os demais DMs e jogadores tem desenvolvido, e pelo menos analisar com carinho. Afinal, melhor do que os desenvolvedores, a comunidade de jogadores vai sempre procurar opções para tornar o jogo mais divertido. Vejamos algumas destas outras opções:

a) Monstros possuem 50% dos pontos de vida publicado, causam + 1/2 nível de dano. Monstros solo possuem as seguintes resistências: remover a condição atordoado com uma ação padrão; remover a condição pasmo com uma ação mínima.

b) Criaturas possuem 2/3 da quantidade dos pontos de vida; Criaturas causam 50% à mais de dano (opção: criaturas não rolam dano. A média é utilizada).

Nossas considerações

A questão do aumento do dano das criaturas é um dos temores dos jogadores que nunca experimentaram estas opções. Tem-se a impressão de que o risco para os personagens aumenta muito.

Isso é uma meia-verdade. Na medida em que os danos aumentam, os pontos de vida diminuem muito. Na regra que testaremos aqui no grupo, por exemplo, é como se todos os monstros já entrassem em combate com o marcador de "bloodied". Mas aumenta o risco no que diz respeito aos combates nos quais os monstros atacam em grupo. De fato, levam vantagem aqueles inimigos que utilizarem uma mentalidade de matilha.

No final das contas, acredito é uma opção válida, e as chances de sucesso deste novo sistema são bem sólidas. Vamos testar, e ver no que dá.

3 comentários:

WoW - Boss Killer disse...

1 a postar rsrsrsrsr!!!!

Daniel - Baltazar disse...

Os combates agora irão requerer maior atenção!!! Principalmente ao Leader e aos Defenders....
Invocadors e Ladino que se cuidem...rsrs

WoW - Boss Killer disse...

concerteza

Powered By Blogger