A citação do PHB III sobre os minotauros traz a seguinte reflexão: “Presos entre a civilidade e a selvageria, estes guerreiros contra a besta interior”. Talvez esta frase já resuma a melhor maneira de interpretar um personagem desta raça.
Um minotauro mede entre 2 metros e 2 metros e 20 centímetros, podendo alguns atingir alturas ainda maiores – até cerca de 3 metros, em casos excepcionais. São pesados – os mais leves pesam em torno de 150 quilos. Os guerreiros mais fortes, 300 quilos.
A preferência dos minotauros por labirintos é lendária, e é mais do que uma excentricidade. É fundamental naquilo em que os minotauros acreditam e em como eles enxergam o mundo ao seu redor. Um labirinto é uma representação física da jornada psicológica e espiritual que cada minotauro deve trilhar para encontrar/atingir o equilíbrio da sua natureza conflituosa.
Talvez seja por isso, como um resultado desta luta interior, que os minotauros valorizam tanto a ordem, a organização e a estrutura, em tudo aquilo o que fazem. Eles sentem um grande prazer em aperfeiçoar os seus talentos, e muitos passam a vida inteira dominando os seus objetos de estudo – sejam marciais, sejam místicos, ou meramente acadêmicos. Uma vez que um minotauro se compromete com uma tarefa, ele vai até o fim.
As falhas não são percebidas como defeitos pessoais ou de caráter, mas como oportunidades para o crescimento. Entretanto, aqueles que desistem quando encontram dificuldades são vistos como fracos. Para os minotauros, melhor é agir errado, do que evitar agir com medo de errar.
Embora muitos minotauros sejam civilizados, eles são vistos com suspeita e até ódio por outras raças. Esta animosidade se dá, não somente pela aparência monstruosa que possuem, mas também graças a infame reputação construída por seus irmãos ao longo dos séculos. Os minotauros malignos são bárbaros e assassinos sem remorso, e normalmente são os únicos de sua raça num raio de quilômetros - portanto, tudo o que a maioria das civilizações conhece deste raça.
Características: Sanguinolência, crueldade, disciplina, iluminação, frustração, militante, místico, educado, selvagem, espiritual, torturado.
Nomes masculinos: Asteron, Bjorkus, Codrus, Foostus, Goeban, Jak, Minron, Noostoron, Podrus, Terios, Damodaran
Nomes femininos: Duula, Esteru, Hester, Kuonu, Loodra, Oestra, Raastred, Seestra, Uovana, Weoren.