domingo, 27 de junho de 2010

Especial "Eberron" - Parte I: Geografia - Introdução

Não vou falar de tudo. Só vou escrever para vocês o que os seus personagens tomaram conhecimento nos últimos dias. Pensei em começar falando de profecia, da gênese do mundo...acho que a primeira pergunta que seus personagens iriam querer ver respondida é, “onde estou”. Então, vamos lá.

Eberron é o nome do mundo, do planeta, para citar um conceito moderno (antigamente eles não entendiam o que era um planeta, até porque não se fazia idéia de que haviam outros). Existem 05 continentes em Eberron: Khorvaire, Sarlona, Argonnessen, Xen’drik e os Ermos Glaciais. A parte central da trama ocorre em Khorvaire, mas todos os continentes têm uma boa quantidade de material descritivo para ser trabalhada. Khorvaire hoje tem uma grande número de nações, mas nem sempre foi assim. Antigamente havia o Reino de Galifar, que praticamente ocupava todo o continente, à exceção dos reinos dos anões, elfos, orcs (sim, os orcs tem um reino aqui), goblinóides em geral, demônios, etc.

Com a morte do Rei Galifar I (o reino levava o seu nome), estabeleceu-se que cada um dos filhos do Rei iria ser responsável pela administração de um território, que estavam divididos, basicamente, conforme o nome dos príncipes, que também eram seus Warlords: Aundair, Breland (em honra a princesa Brey), Karrnath (em honra ao filho mais velho de Galifar, Karrn), Cyre e Thrane. E isso durou mil anos, sendo que, após a morte de Galifar, estabeleceu-se que o filho mais velho seria o herdeiro da coroa do reino, e seus irmãos continuariam adminstrando aquelas Cidades-Estado, como Príncipes-Governadores. Um dia, entretanto, depois de um milênio, após a morte do Rei Jarot, os herdeiros, Príncipes-Governadores, entenderam que esta regra não deveria mais ser cumprida, e o reino rachou. Começava aí a Última Guerra. Mas deixemos isto para depois.

Passada a guerra, Khorvaire encontra-se dividida em várias nações. Além daquelas que compunham o Reino de Galifar, várias outras aproveitaram para reivindicar independência. Algumas, por exemplo, como Mror Holds (Fortalezas de Mror), condicionaram a sua ajuda durante a guerra à independência política. Mror Holds é a nação dos anões, e suas riquezas minerais foram inestimáveis durante as batalhas.

Hoje o território está dividido em Aundair, Breland, Karrnath, Terra dos Lamentos (onde antes era Cyre), Thrane, Confins de Eldeen, Darguun, Droaam, Ermos Demoníacos, Fortalezas de Mror, Fronteiras das Sombras, Planícies de Talenta, Principados de Lhazaar, Q’barra, Valenar e Zilargo. Todas estas já existiam, mas viviam à sombra do grande Reino de Galifar. Também hoje podem existir outros povos não vinculados à estes, mas provavelmente são muito pequenos e desorganizados para serem reconhecidos.


(o mapa é bem grande...clique nele para passear por Khorvaire)

Vocês iniciaram a campanha na cidade de Sharn, que é uma das maiores cidades do continente e um dos maiores portos da costa sul. É também o estandarte da nação de Breland.

Sharn é tão grande e tão rica que, para se ter uma idéia, é a única cidade em todo o livro de Eberron que tem um capítulo só para ela. Sendo assim, também merece um post só seu aqui no nosso blog.

Mas antes, vou detalhar um pouco cada uma das nações que dividem Khorvaire.

2 comentários:

Renato Carvalho disse...

Estamos em Sharn? Cidade das Torres? EPA, preciso de um anel de levitação URGENTE !

Kata disse...

Invoker é fraco!!

Powered By Blogger