quinta-feira, 8 de julho de 2010

Especial "Eberron" - Parte II: Dragonmarks - Dragonmarked


Uma dragonmark é um símbolo mágico que se manifesta na pele, e sua coloração imediatamente a diferencia de uma tatuagem mundana. Ela é gravada em tons de azul, verde e roxo, tão vívidos que parecem brilhar – embora a marca não sirva como fonte real de iluminação.

Uma dragonmark está associada com uma ou mais habilidades mágicas, e aqueles que a portam podem desfrutar destes poderes. Quando um portador invoca o poder de sua dragonmark, sua cor intensifica o brilho e parece fluir, ficando a sua pele quente ao toque. Este calor aumenta cada vez que a habilidade mágica é usada ao longo do dia; quando o portador da marca tiver esgotado o uso das habilidades mágicas, ela estará queimando sob a sua pele, e não poderá ser utilizada novamente até que esfrie.



As habilidades de mudar de forma e as magias de ilusão podem até imitar uma dragonmark em sua aparência. Entretanto, normalmente não conseguem reproduzir o calor que elas emanam.

De acordo com a sua natureza mágica, dragonmarks não são simplesmente ligadas à pele. Se uma marca é cortada ou cicatrizada, reaparece com a pele que se cura, magicamente. Se um guerreiro perde a mão que leva sua dragonmark, esta se manifestará em outra parte de seu corpo. Criaturas com efeito de metamorfose, wild shape, e outras mudanças de forma, mantém as suas dragonmarks a menos que especificamente tencionem escondê-las.

Quase todos os herdeiros dragonmarked manifestam a marca de sua Casa. Quando um personagem aumenta o poder de sua dragonmark, esta se expande fisicamente. Uma típica dragonmark abrange uma área de 2 centímetros quadrados na pele. Marcas inferiores tem normalmente 3-5 cm de diâmetro, enquanto as maiores dragonmarks são entre 6-8 polegadas. As dragonmarks Siberys são vastas e muitas vezes cobrem todo o peito do portador ou torso (como as que os personagens possuem na campanha).

As dragonmarks estão ligadas pelo vínculo de sangue. As Casas da Marca do Dragão (Dragonmarked Houses - veremos mais detalhes adiante) são os descendentes das famílias que primeiro manifestaram as marcas, e um personagem portador desta sempre pode encontrar uma conexão entre a sua árvore genealógica e uma Dragonmarked House.

Embora o aparecimento das marcas não possa ser previsto com segurança, aproximadamente metade das crianças nascidas de pais portadores eventualmente desenvolvem a sua própria. Há uma crença comum de que os pais portadores de marcas poderosas estão mais propensos a ter filhos dotados; da mesma maneira, os filhos costumam desenvolver poderes que seguem os dos seus genitores. É muito comum dentro das Casas os casamentos arranjados, tendo em mente o poder das Marcas.

Não obstante estas crenças, as dragonmarks são mais do que esta intriga pela seleção da raça. Uma criança filha de pais portadores de marcas de menor poder, pode acabar desenvolvendo uma marca própria muito poderosa, ou até mesmo nenhuma marca. As raças híbridas não podem herdar as marcas inerentes à raça de um dos pais – por exemplo, um meio-elfo não pode herdar a marca de seu pai humano, ou de sua mãe elfa.

As crianças não nascem com as dragonmarks. Elas normalmente aparecem em resposta a uma situação estressante, onde os seus poderes possam se revelar úteis. Por exemplo, um herdeiro da Casa Jorasco pode ter sua Marca de Cura revelada quando seu melhor amigo está à beira da morte. Entretanto existe o chamado Teste de Siberys, que é um ritual de passagem realizado nos filhos adolescentes das Casas da Marca do Dragão.

Pouco se sabe sobre este teste. É dito que ele induz o tipo de estresse necessário para que uma dragonmark se manifeste. O teste varia de Casa para Casa. Entretanto, uma pessoa pode falhar no teste e ainda assim manifestar a sua Marca em uma idade futura – embora seja raro. Assume-se como regra que, se um herdeiro falha do Teste de Siberys, não possui aptidão para desenvolver a dragonmark. Isso, obviamente, influencia no seu futuro dentro da Casa, e as oportunidades que ele recebe.

(continua...)

Nenhum comentário:

Powered By Blogger